MENOPAUSA

o que é a menopausa

O QUE É A MENOPAUSA?

Ao longo dos anos as mulheres passam por diversas fases da vida reprodutiva, precisando se adaptar. Um dos estágios que traz mais estresse para as mulheres é a menopausa e isso ocorre devido a grande quantidade de sintomas que surgem com a chegada da menopausa. Os ginecologistas explicam que é muito comum que as mulheres se percam na hora de distinguir o que é menopausa de climatério. Fique atenta aos sinais e saiba diferenciar:

MENOPAUSA é o período que inicia após a última menstruação espontânea.

CLIMATÉRIO é o período de transição que mulher passa do fim do ciclo reprodutivo até a chegada da menopausa.

É importante ressaltar que o período da menopausa só inicia de fato um ano depois da última menstruação. Essa delimitação acontece pois é comum que durante esse período (climatério) a mulher ainda acabe menstruando ocasionalmente em alguns meses.

 

Durante o climatério o corpo da mulher vai passar por muitas oscilações já que é neste período que o ciclo reprodutivo vai chegando ao fim. Em outras palavras, é durante o climatério que o corpo da mulher para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A faixa etária mais comum para o início da menopausa geralmente se dá entre 45 até 55 anos. Também pode acontecer de que o climatério inicie naturalmente a partir dos 40 anos.

MAX AMORA

Nesse caso, esse período fica conhecido por menopausa precoce. Além disso, algumas mulheres também precisam passar por um procedimento cirúrgico para a retirada dos ovários ou do útero, dependendo do motivo. Por outro lado, se esse período chegar depois dos 55 anos irá se enquadrar na categoria da menopausa tardia. Mas é importante informamos que esses são casos bem raros. 

Independente da idade em que você entrou ou vai entrar na menopausa, este é um estágio da vida da mulher em que o corpo passa por um processo de extrema transformação e com isso, as chances de surgir ou agravar alguma doença são maiores. Além disso, a maior preocupação das mulheres com relação à menopausa é causada pelo surgimento dos sintomas dessa nova fase.

Mesmo que cada corpo responda de uma forma diferente alguns sintomas que são bem característicos desse período, são: ansiedade, ressecamento vaginal, fogachos e insônia. Mas, afinal, o que de fato ocorre no corpo de uma mulher quando ela está entrando na menopausa?

Provavelmente você já deve ter escutado esse explicação de algum médico ginecologista e saiu do consultório sem entender nada. Fique tranquila, pois para facilitar o entendimento vamos explicar de forma mais simples possível.

 

Os folículos (célula germinativa) estão presentes nos ovários das mulheres desde o seu nascimento e é a partir desta célula que os óvulos são formados. Os ginecologistas explicam que as mulheres já nascem com cerca de 650.000 folículos e para a formação de um óvulo é necessário cerca de 1.000 folículos. Nenhum corpo é capaz de produzir novos folículos, as mulheres nascem com aquela quantidade e quando essas células vão acabando ocorre a falência dos ovários e a a diminuição da concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.

Até a próxima dica ....

MAX AMORA

Fonte do artigo:  Como viver bem com a menopausa do SITE DO MAX AMORA